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Sobre Nós

Fundada em 1989, com a denominação de Centro Educacional Escadinha do Saber, inicialmente com Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A partir de 1998 com a implantação do Ensino Fundamental II, mudamos a denominação para Escola Particular Castro Alves.
Hoje a escola oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, para crianças de 2 à 14 anos. Temos os períodos matutino, vespertino e integral.

A Escola Particular Castro Alves, proporciona o crescimento ao educando, nos aspectos da harmonia com o seu universo, portanto esta Escola possui um ambiente ideal para crianças e adolescentes se desenvolverem em todos os sentidos, destreza e hábitos que lhes garantirão uma vida saudável.

Através desta Escola, a contribuição para o desenvolvimento intelectual onde possa promover à autocrítica, conhecimentos e habilidades indispensáveis para atuar numa sociedade em constantes mudanças.

Oferecer condições ao educando para desenvolver sua potencialidade como elemento de auto realização, para o trabalho e do exercício consciente da cidadania permitindo avaliar a realidade em que vive e abrindo caminho para aquilo que possa vir a ser.

Esta Escola visa o desenvolvimento integral do aluno nos aspectos biológico, psicológico, social e cultural.

Todo o nosso trabalho é sempre em respeito ao aluno como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, cônscio de suas responsabilidades, descobridor do seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus próprios valores morais, modificando e interagindo em seu meio ambiente, tomando consciência de seu espaço e limites, alcançando assim respeito e a liberdade do outro, e percebendo-se um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.

Neste processo o indivíduo estará sempre em constante evolução.

Educação Infantil

·         Na Educação Infantil, primeiro momento da Educação Básica, terá como objetivo:

·         O desenvolvimento integral da criança do 1 (um) aos 6  (seis) anos de idade em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social;

·         Proporcionar à criança o progresso de sua autoimagem, o convívio no seu processo de socialização com a percepção das diferenças e contradições sociais;

·         Propiciar ao educando condições para aprender: conhecer, fazer, ser e a conviver;

·         Trabalhar virtudes e valores, formando cidadãos críticos e transformadores de uma sociedade em constantes transformações;

·         Propiciar uma educação integral, garantindo a continuidade do ensino de forma satisfatória, razão pela qual tem como premissa;

·         Dar condições à criança, para desenvolver sua potencialidade;

·         Ampliar lhe o seu conjunto de informações culturais;

·         Estimular-lhe as necessidades e domínio de habilidades;

·         Oferecer-lhe práticas supervisionadas de relações sociais tanto com os adultos como com um grupo maior de companheiros;

·         Habilitá-la a lidar satisfatoriamente com uma gama sempre crescente de desafios e oportunidades, bem como problemas, que estão a esperar por ela ao longo de seu caminho até a maturidade.

Ensino Fundamental I

A Escola Particular “Castro Alves” tem por objetivos no Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano:

·         Propiciar a educação na 1ª. fase (1º ao 5º Ano) como responsável por desenvolver no aluno a capacidade de compreender, observar, criar, interpretar e criticar;

·         Desenvolver aptidões físicas como forma de auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual, levar o aluno a ler e escrever corretamente e dominar os conteúdos referentes à série;

·         Organizar ideias e expressá-las, oralmente e por escrito, com clareza e ordem, reproduzir histórias e fatos, estimular a ampliação de vocabulários, levá-la a distinguir a linguagem culta da popular;

·         Propiciar contatos com a natureza, assim como incutir sentimentos de admiração e respeito pela mesma;

·         Promover atendimento adequado a cada criança, segundo suas reais possibilidades.

Ensino Fundamental II

Objetivos do Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano:

·         Propiciar a educação na 2ª. Fase de 6º ao 9º Ano, considerando-se as respectivas etapas cognitivas que compreendem esses períodos como responsável por desenvolver o pensamento lógico e objetivo, favorecendo assim o raciocínio hipotético-dedutivo que viabiliza a solidificação e a ampliação das estruturas cognitivas;

·         Dentro desse universo, considera-se também o aspecto afetivo e isto relacionado ao meio (contexto maior em que o aluno está inserido), objetivando assim o desenvolvimento integral do aluno;

·         O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

·         A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

·         O progresso da competência de aprendizagem tendo em vista a qualidade do conhecimento, habilidades, as formas de atitudes, valores éticos e o ideal de democracia que aspira ao país;

·         O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

·         O desenvolvimento do pensamento autônomo, criativo e crítico;

·         O crescimento harmonioso de suas potencialidades como elemento de auto realização e preparação para o trabalho e o exercício pleno da cidadania;

·         O dimensionamento da noção do dever e a questão dos direitos dos cidadãos, incluindo entre estes o exercício da participação que vai até onde a criança e o adolescente descobrem e compreendem o real significado daquilo que é vigente;

·         O dimensionamento do adolescente a reconhecerem-se no direito de optar inclusive pela sua transformação quando participar do processo de definição da ordem que deseja a sociedade.